terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Neste Carnaval conheça Jorge Amado


Para o carnaval que se avizinha a sua biblioteca escolheu destacar um escritor que como ninguém definiu os fantasmas, as lutas, a força, a alegria e os delírios do país do carnaval: Jorge Amado. Jorge Amado nasceu em Itabuna, a 10 de Agosto de 1912 e faleceu em Salvador a 6 de Agosto de 2001.
O carnaval sempre foi para Jorge Amado a subalternização dos problemas sociais e de classes, momento de desmistificação do sofrimento através da alegria, uma catarse movida pelo amor, pela dança e pelo frémito. Na obra de Jorge Amado , apesar de nunca ser negligenciada a realidade social, o Brasil aparece espelhado num mosaico de sensualidade e ritmo, numa escrita virtuosa, simultaneamente doce e vibrante.
Continuamente adaptado pelas escolas de samba para os seus motivos carnavalescos, Jorge Amado é um embaixador perfeito desta majestosa celebração. A sua biblioteca deixa-lhe no seu blog um trecho da obra “Dona flor e seus dois maridos” lido por Chico Buarque. Em destaque na nossa Sala de Adultos poderá encontrar as obras “O país do carnaval”; “Cacau”; “Suor”; “Navegação de cabotagem”; “Mar morto”; “Tenda dos milagres”; “O menino Grapiúna”; “Os velhos marinheiros ou o capitão de longo curso”; “Bahia de todos- os – santos”.
Enriqueça o seu carnaval e venha conhecê-las!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Efemérides: 106 anos sobre o nascimento de Georges Simenon




Georges Simenon foi um escritor extraordinariamente prolífico, escrevendo centenas de romances, contos e artigos sob o seu nome ou fazendo uso de dezenas de pseudónimos. Um dos autores franceses mais lidos no mundo inteiro, Simenon foi o criador do universalmente conhecido Comissário Maigret.
Os romances policiais de Simenon transcendem continuamente a tradicional componente técnica do acontecimento policial, usando-o como mero pretexto para explorar a vertente social e psicológica das suas motivações, o que faz de Simenon um embaixador do romance policial de grande qualidade literária.
O seu percurso de vida foi o reflexo do século que viveu: rocambolesco e contraditório. Simenon viria a falecer a 4 de Setembro de 1989.
A Biblioteca Municipal Dias de Melo colocará em destaque nos próximos dias algumas das obras de Georges Simenon: venha conhecê-las!