segunda-feira, 23 de março de 2009

Novidades da sua biblioteca: venha descobri-las!

A sua biblioteca tem como novidades a 6ª edição de “O homem do país azul”, uma colectânea de 10 contos de Manuel Alegre que têm como pano de fundo variadas geografias reais e interiores, e “Sorte do Diabo”, de Ian Kershaw, separata da magnífica biografia de Hitler escrita por este notável historiador britânico. Neste livro, é relatada a tentativa falhada de assassinato de Hitler, perpetrada por alguns oficiais do exército nazi. Este mesmo episódio serviu de inspiração ao recente filme “Valquíria”, de Bryan Singer.

terça-feira, 17 de março de 2009

Mallarmé e muita poesia em destaque!

Na semana que culmina com o Dia Mundial da Poesia, a sua Biblioteca destaca alguns dos poetas da sua Sala de Adultos. Começamos com um dos expoentes máximos do surrealismo: Luis Buñuel, genial cineasta e poeta. Numa tradução de Mário Cesariny, edição da Arcádia, poderá ler versos como os seguintes, presentes no poema “Pássaro de Angústia”:

Todas as falas de amor se assemelham
Todas têm acordes delirantes
E o peito esmagado
por músicas de séculos de memórias.
Vêm depois a oração e o vento
O vento dobrador de sons em pontas
Doces como sangue
De uivos feitos carne.


Colocamos à sua disposição “Uma antologia” de W. B. Yeats, galardoado com o prémio Nobel em 1923, pela sua obra poética de cariz romântica mas também modernista.
O destaque continua com três colossos da fervilhante cena poética portuguesa de finais do século XIX: Camilo Pessanha, Cesário Verde e Gomes Leal. Não perca este saboroso entrecruzar de estilos influenciados pelas várias correntes do modernismo.
Não esquecemos os nossos poetas do século XX: mostramos-lhe “A Lume” de Luiza Neto Jorge, e a “Poesia toda” de Herberto Hélder.
Mas celebrando o aniversário do nascimento de Stéphane Mallarmé (na foto, nascido a 18 de Março de 1842 e falecido a 18 de Setembro de 1898), a sua biblioteca destaca uma edição da Assírio & Alvim” que contém não só um fac-símile do exemplar da obra “Poésies” que pertenceu a Fernando Pessoa, que deixa antever as partes sublinhadas pelo poeta, mas também uma tradução desta obra do poeta simbolista francês, levada a cabo por José Augusto Seabra.
Mas há muito mais poesia na sua biblioteca: venha descobri-la!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Estamos a crescer! Veja os números!


Os utilizadores inscritos na nossa biblioteca conheceram, desde a reabertura da Sala de Adultos, um incremento de 7%, ao passo que cerca de 80 utilizadores regularizaram e actualizaram já a sua inscrição. De Janeiro para Fevereiro do presente ano, as visitas à nossa Sala de Adultos conheceram um aumento de 60%, ao passo que a utilização dos computadores da biblioteca conheceu nos referidos meses um aumento de 150%(!).
A reabertura da Sala de Adultos teve igualmente como efeito imediato um aumento de 30% no empréstimo domiciliário de livros, segundo os valores do mês de Janeiro.
A nossa Biblioteca está a crescer com a força dos seus utilizadores!

Livros em trânsito pelo Concelho das Lajes!


A iniciativa “Clube de Leitura”, organizada pela Biblioteca Municipal Dias de Melo, já conheceu a sua primeira fase, com a distribuição de mais de 100 livros pelos centros de convívio para idosos do Concelho das Lajes. Os centros das Lajes, Piedade, Ribeiras, Ribeirinha, Calheta de Nesquim e São João foram já visitados pela nossa biblioteca. Os objectivos desta iniciativa são a distribuição de livros por locais dispersos e remotos do concelho, a implementação e promoção de hábitos de leitura junto de um público-alvo específico, e o aproveitamento de uma dinâmica de convívio já existente, para estimular o debate em torno do livro e das experiências pessoais de leitura.
Entretanto, o programa “Caixinha da Leitura” continua em funcionamento, assegurando a circulação mensal de mais de 300 livros pelas escolas do concelho.
Os livros da nossa biblioteca estão em trânsito pelo concelho!

terça-feira, 10 de março de 2009

Tertúlia literária no Auditório Municipal! "A mulher na literatura: perspectivas".

A Biblioteca Municipal Dias de Melo organiza na próxima quinta-feira, dia 12 de Março, pelas 18 horas, no Auditório Municipal, uma tertúlia literária subordinada ao tema "A mulher na literatura: perspectivas".
Os intervenientes poderão ler e escutar trechos de livros escolhidos por cada um dos participantes, dentro do tema geral do debate. Serão afloradas questões como o papel da mulher na literatura, como personagem literária ou como parte activa desse mundo (escritora, editora); os tipos de personagens femininas presentes no mundo literário; ou as diferenças entre as figuras femininas romanceadas por homens ou por mulheres. Traga os seus livros, excertos e ideias e venha conviver!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Semana da mulher na Biblioteca Municipal Dias de Melo


Aproveitando o pretexto do Dia Internacional da Mulher (8 de Março) a Biblioteca Municipal Dias de Melo destacará na semana de 9 a 13 de Março vários livros ligados ao universo feminino. Este destaque começa pelo género biográfico, onde poderá ficar a conhecer as vidas de mulheres tão distintas, emancipadas e poderosas nos seus tempos e raios de acção como Cleópatra, Natália Correia, Coco Channel (na imagem), Florbela Espanca, Evita Péron, Amália e Billie Holiday.
O destaque continua com dois ensaios de Ana Vicente: “As mulheres portuguesas vistas por viajantes estrangeiros” e “Os poderes das mulheres, os poderes dos homens”.
Como símbolo do protagonismo histórico e activo das mulheres destacamos o ensaio “Mulheres portuguesas na resistência”, e para um ponto de situação actual e local não deixe de consultar as obras “As mulheres em Portugal na transição do milénio” e “A situação das mulheres nos Açores”.
Venha descobrir estes destaques à sua Biblioteca!