quinta-feira, 22 de outubro de 2009

50 Anos de Astérix!

PARABÉNS ASTÉRIX!

Hoje, 22 de Outubro, foi lançado um novo álbum com uma história inédita, «O Aniversário de Astérix e Obélix, Livro de Ouro» (capa acima), após quatro anos de pausa. O lançamento aconteceu a nível mundial, com uma edição total de 3,5 milhões de exemplares, simultâneamente em 19 países para assinalar a entrada nos 50 anos do irredutível gaulês.

Alberto Urdezo, o criador de Astérix realça a diferenças: «Não tem uma história com princípio, meio e fim». este livro é composto por 12 pequenas histórias que revisitam o universo de Astérix.
Uderzo relata que o livro começa com a saída de Astérix e Obélix, «que se esqueceram que faziam anos e foram caçar javalis para a floresta».
Contudo, na aldeia destes gauleses, a data não passa despercebida e o chefe organiza as comemorações dos aniversários, convidando para a festa todas personagens dos 33 álbuns de Astérix.
Há cinquenta anos a resistirem ao invasor romano, os gauleses prometem continuar irredutíveis e sem medo de nada excepto que o céu lhes caia em cima.

Com 325 milhões de cópias vendidas e traduções em 107 línguas e dialectos, Astérix é já considerado parte do património francês. Há mesmo quem o considere parte do património mundial.


Um pouco da sua história:
  • Foi em 1959 que o argumentista René Gosciny (falecido em 1977) e o desenhador Albert Uderzo, hoje com 81 anos de idade, criaram a banda desenhada.
  • As primeiras pranchas foram publicadas em 29 de Outubro de 1959 no primeiro número da revista semanal francesa "Pilote", que com elas queria combater a invasão da banda desenhada norte-americana.
  • Foi um sucesso imediato e em 1961 era publicado o primeiro álbum, "Astérix, o gaulês". Desde então, milhões de leitores desfrutaram dos 32 livros que se lhe seguiram, traduzidos em mais de cem línguas ou idiomas, além dos oito filmes de animação, das três longas-metragens e do parque temático construído em Plailly, nos arredores de Paris.
Venha até à sua biblioteca apreciar as variadas obras de Astérix e Obelix!

Sem comentários:

Enviar um comentário