terça-feira, 13 de outubro de 2009

Escritores do Mês de Outubro

Agustina Bessa-Luís & Henry Graham Greene




Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante em 1922, descendente de uma família de raízes rurais de Entre Douro e Minho e de uma família espanhola de Zamora, por parte da mãe. Fixou-se, entretanto, no Porto, onde reside.
Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado, tendo desde então mantido um ritmo de publicação pouco usual nas letras portuguesas, contando até ao momento com mais de meia centena de obras.
Tem representado as letras portuguesas em numerosos colóquios e encontros internacionais e realizado conferências em universidades um pouco por todo o mundo.
Vários dos seus romances foram já adaptados ao cinema pelo realizador Manoel de Oliveira, de quem é amiga e com quem tem trabalhado de perto.
Já recebeu vários prémios, destacando-se em 2004, o Prémio Camões, o mais prestigiante prémio literário da língua portuguesa.

Venha apreciar as grandes obras desta fantástica escritora Portuguesa:
· As pessoas Felizes
· O Mosteiro
· Crónicas do Cruzado Osb
· As Fúrias
· Camilo – Génio e figura
· A Brusca
· A Sibila
· Memórias Laurentinas
· A mãe de um rio
· Aquário e Sagitário
· Conversações com Dimitri e Outras Fantasias




Henry Graham Greene (2/OUT/1904, 3/ABR/1991), mais conhecido como Graham Greene, foi um escritor inglês, com uma obra composta de romances, contos, peças teatrais e críticas literárias e de cinema. Formou-se na Universidade de Oxford e começou sua carreira como jornalista, trabalhando como repórter e sub-editor do The Times. Publicou cerca de 60 romances.
Muitos de seus romances tiveram como tema ou pano de fundo a espionagem.
Muitas de suas obras foram transformadas em filmes. Suas obras falam muito de situações políticas de países pouco conhecidos e aos quais viajava frequentemente, como Cuba e Haiti. Outra temática frequente em sua obra é a religião. Tendo se convertido ao catolicismo em 1926, os dilemas morais e espirituais de sua época eram representados através de suas personagens. Graham Greene era considerado o maior 'escritor católico' da Grã-Bretanha.

Obras disponíveis:
· Um caso arrumado
· O nosso agente em Havana
· O nó do Problema
· Os melhores contos de Graham Greene
· O comboio de Estambul
· O fim da Aventura
· Um sentido de realidade
· Uma forma de vida
· O capitão e o inimigo
· O mistério do medo
· Monsenhor Quixote

· A última palavra

Sem comentários:

Enviar um comentário